E-News de Novembro de 2013

Panorama: “Projetos de Demonstração” de P&D da OMS: um novo passo para uma estrutura global sustentável de P&D com relação às doenças tropicais negligenciadas
Por Jean-François Alesandrini

Clique aqui
______________________________________________________________________________
A DNDi participou do documentário “A Farmácia de Pacientes Esquecidos” 
 

A Farmácia de Pacientes Esquecidos (‘The Pharmacy of Forgotten Patients’, em inglês, e ‘La Pharmacie des Malades Oubliés’, em francês) explora o progresso recente fruto de novas iniciativas, conhecidas como Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs), na Pesquisa e Desenvolvimento com relação a doenças negligenciadas. O diretor de filmes francês Gérard Lafont dedica grande parte do filme às iniciativas e às parcerias da DNDi na área da doença do sono e doença de Chagas.

Assista ao documentário em inglês
Assista ao documentário em francês 
Diretor Gérard Lafont fala sobre o documentário

______________________________________________________________________________
“Desequilíbrio fatal” persistente no desenvolvimento de novos medicamentos para doenças negligenciadas

Cerca de uma década depois do primeiro estudo (2001) realizado por MSF e pelo Grupo de Trabalho de Medicamentos para Doenças Negligenciadas, precursor da DNDi, que indicou que apenas 1,1% dos novos medicamentos aprovados entre 1975 e 1999 dirigia-se às doenças negligenciadas, um novo estudo foi publicado na revista de acesso aberto The Lancet Global Health. A DNDi e outros pesquisadores relatam uma deficiência persistente em medicamentos verdadeiramente novos para doenças negligenciadas, apesar do pequeno progresso e aceleração nos esforços de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Dos 850 novos medicamentos e vacinas aprovados para todas as doenças de 2000 a 2011, apenas 4% eram direcionados às doenças negligenciadas. Esse “desequilíbrio fatal” contínuo da P&D no âmbito médico aponta a necessidade urgente de desenvolver e apresentar tratamentos inovadores para os pacientes mais negligenciados e pobres do mundo.
Leia essa Publicação em inglês
Leia essa publicação em francês
Leia o artigo

 

______________________________________________________________________________

Recrutamento concluído para estudo de novos tratamentos para Leishmaniose Visceral (LV) em Bangladesh

A DNDi e seus parceiros concluíram o recrutamento de 602 pacientes no teste de Fase III, avaliando a eficácia de terapias combinadas com base em AmBisome®, miltefosina e paromomicina, bem como dose única de AmBisome®, objetivando demonstrar a viabilidade da implementação das recomendações de tratamento da OMS em Bangladesh.

Saiba mais

______________________________________________________________________________
Vozes às Doenças Negligenciadas – Em memória ao Dr. Alleluia Muwanga

Dr. Alleluia Muwanga faleceu em 29 de setembro de 2013 aos 41 anos. Alleluia era um pesquisador dedicado à área de estudos clínicos da fexinidazola para a doença do sono no Hospital de Vanga, na República Democrática do Congo. Sua família, amigos e colegas sentem a sua perda.

Clique aqui

______________________________________________________________________________
DNDi na televisão suíça 

O canal suíço RTS apresentou em seu programa “Le court du jour” uma série sobre profissões de cooperação internacional com pequenas biografias de pessoas que trabalham nesse campo em Genebra.

Uma das biografias foi da Dra. Nathalie Strub-Wourgaft, Diretora Médica na DNDi (em francês).

Assista aqui
______________________________________________________________________________

Memorando de Entendimento (MoU) assinado entre a DNDi, a Medicines for Malaria Venture (MMV) e a Sociedade Real de Química (RSC) para promover a partilha de conhecimento sobre a descoberta de medicamentos de fonte aberta

O MOU destina-se a colaborar com um esforço de construir uma comunidade global de pesquisadores envolvidos na descoberta de medicamentos de fonte aberta com objetivo comum de desenvolver plataformas on-line, banco de dados, ferramentas de software para descoberta de medicamentos e experiência compartilhada em química farmacêutica que fornece novas terapias para o tratamento de doenças tropicais negligenciadas.
Ouça o podcast

______________________________________________________________________________
Acordo estratégico entre a Fundação Mundo Sano e a DNDi busca promover acesso a tratamentos de Chagas e tem como objetivo assegurar segunda fonte da formulação pediátrica do benznidazol para milhares de crianças carentes de tratamento.

 


Leia o comunicado de imprensa em inglês

Leia o comunicado de imprensa em espanhol
Leia o comunicado de imprensa em português
____________________________________________________________________________

Próximos Eventos:

4 – 5 de dezembro de 2013

Uma Ciência Melhor para os Mais Negligenciados: Onde estaremos daqui a 10 anos Instituto Pasteur, Paris, França

 
Você ainda pode se inscrever!

Junte-se à DNDi e seus sócios fundadores, Instituto Pasteur e MSF, em colaboração com a PLOS, para um evento científico especial comemorativo dos 10 anos da DNDi.

Saiba mais
Washington DC, Estados Unidos 13 – 17 Novembro, 2013


DNDi organizasimpósio sobre a doença de Chagas onde os resultados do estudo clínico de fase II E1224 serão divulgados. Dois posteres cientificos também serão apresentados no congresso. Um evento paralelo sobre P&D para a doença de Chagas também será coorganizado com a Organização Pan-Americana de Saúde.

Para mais informações, clique aqui.