E-News de Fevereiro de 2014

Primeira análise do impacto do modelo da DNDi
 

Em 2013, o 10º aniversário da DNDi possibilitou um olhar para o passado e a análise do impacto causado pelo seu modelo nestes 10 anos, que visa atender às necessidades de saúde das populações mais negligenciadas. Com base em experiências concretas em Pesquisa e Desenvolvimento de medicamentos, o relatório descreve os quatro pilares essenciais deste modelo alternativo e fornece os custos reais e estimados do redirecionamento de medicamentos já existentes e novas entidades químicas, bem como relembra as lições aprendidas ao longo da última década.

 
Leia o artigo
Bernard Pécoul comenta sobre o relatório 
______________________________________________________________________________
Conferência celebra o 10º aniversário da DNDi no Instituto Pasteur, em Paris, na França


Na celebração de seu 10º aniversário, em colaboração com a PLOS, a DNDi e dois de seus sócios fundadores, Instituto Pasteur e MSF, co-organizaram uma conferência científica especial no Instituto Pasteur, em Paris, na França. O evento reuniu mais de 400 convidados em dois dias.  As sessões exploraram os sucessos e os desafios científicos que surgiram ao longo da última década de inovação para doenças negligenciadas realizadas por várias iniciativas inovadoras, dentre as quais a DNDi.  Além disso, uma cerimônia especial foi realizada para celebrar os Prêmios Projeto do Ano e Parceria do Ano da DNDi.


Saiba mais

______________________________________________________________________________

Projeto sobre leishmaniose visceral da DNDi é selecionado como Projeto de Demonstração para P&D em Saúde pela OMS

No início de dezembro de 2013, os Estados-Membros e Especialistas da OMS avaliaram 22 propostas finalistas para a identificação de Projetos Demonstrativos para P&D em Saúde. O objetivo desta seleção é fornecer evidências sobre mecanismos inovadores para financiar e coordenar P&D em saúde pública, a fim de atender a necessidades médicas não satisfeitas de países em desenvolvimento e contribuir para uma discussão aprofundada sobre um quadro global sustentável, como recomendado pelo Grupo de Trabalho Consultivo de Especialistas em Pesquisa e Desenvolvimento: Financiamento e Coordenação (CEWG – Expert Working Group on Financing and Coordination). Foram selecionados oito projetos, dentre os quais um desenvolvido pela DNDi e parceiros sobre a leishmaniose visceral no mundo. Os projetos e um apêndice solicitado sobre seus aspectos inovadores foram revistos na 134ª reunião do Conselho Executivo da OMS de 20 a 25 de janeiro de 2014. Um relatório sobre estas etapas iniciais será lançado na Assembleia Mundial da Saúde para uma análise mais aprofundada.

Saiba mais

______________________________________________________________________________
Aposentadoria do Professor Emérito Ahmed Mohamed El-Hassan, o “pai da leishmaniose na África”

Após uma longa e distinta carreira, o Professor Emérito Ahmed Mohamed El-Hassan está se aposentando de suas atividades diárias.  O Prof. El-Hassan é uma inspiração não somente para toda a comunidade de pesquisas sobre leishmaniose em todo o mundo, mas também para toda a comunidade de doenças negligenciadas. Seu trabalho com a DNDi tem sido fundamental para o sucesso da organização na África e no mundo, especialmente através do trabalho da plataforma LEAP.  O Prof. El-Hassan continuará partilhando seu conhecimento e experiência por meio de publicações e ensino. Ele tem sido e continuará a ser um verdadeiro Friend da DNDi.



Veja uma entrevista feita pela DNDi do Prof. El-Hassan sobre fortalecimento de capacidades (2012)
______________________________________________________________________________
Publicações

 

Três novos artigos científicos foram publicados: uma apresentação dos resultados de um ensaio clínico com Ambisome para o tratamento da leishmaniose visceral na África, outra apresentação de resultados de um ensaio clínico feito com o ASMQ na Índia, e outro com a série Fenarimol para a doença de Chagas. A DNDi e a PLOS Medicine Collection também publicaram uma coleção especial sobre “Uma Década de P&D sobre Acesso Livre e Doenças Tropicais Negligenciadas (NTD)”.

Saiba mais

 

ou acesse links diretos para as publicações:

Ambisome

ASMQ

Fenarimol

PLOS Collection