DNDi apoia pronunciamento dos EUA sobre a suspensão do Acordo TRIPS para tecnologias de saúde voltadas à COVID-19 

Enfatizamos a necessidade de ações urgentes para finalizar as negociações a fim de expandir a produção e o fornecimento de vacinas, além de realocar doses existentes

6 de maio de 2021 – A DNDi celebra o anúncio feito na última quarta-feira (5) pelo Representante de Comércio dos Estados Unidos (EUA), que ratificou o apoio do país às negociações para suspensão na Organização Mundial do Comércio (OMC) das proteções de propriedade intelectual para vacinas da COVID-19. Trata-se de um primeiro passo, porém muito importante.

A decisão é resultado de ações de inúmeros países, organizações e ativistas em todo o mundo. Reconhecemos o papel de Índia e África do Sul, em particular, por sua liderança na OMC e pelo apoio a medidas que promovam o acesso equitativo às ferramentas de saúde para a COVID-19.

Embora o anúncio dos EUA represente um avanço após sete meses de negociações, ações urgentes são necessárias para salvarmos vidas hoje, enquanto a produção e o fornecimento destas ferramentas se intensificam para atender às necessidades globais nos próximos meses.

Nós, da DNDi, por experiência própria, sabemos como as restrições de propriedade intelectual podem obstruir a pesquisa, produção e distribuição de tecnologias de saúde acessíveis, então remover este obstáculo para as vacinas da COVID-19 é um passo fundamental”, afirma Dr. Bernard Pécoul, diretor executivo da organização.

Mas, para maximizar o impacto para indivíduos e países que enfrentam infecções devastadoras, hospitalização e taxas de mortalidade – e, em última análise, ajudar a derrotar esta pandemia global – instamos os governos e todos os outros atores públicos e privados a trabalharem juntos para garantir que todas as ferramentas de saúde necessárias para diagnosticar, tratar e prevenir a COVID-19 cheguem a médicos e pacientes o mais rápido possível”, continua.

A DNDi convoca países e empresas a darem quatro passos imediatos.

Em primeiro lugar, os países que se opuseram à isenção do Acordo TRIPS – incluindo os Estados-membros da União Europeia e a Comissão Europeia, Austrália, Brasil, Canadá, Japão, Noruega, Suíça e Reino Unido – devem se juntar aos EUA no apoio à proposta da Índia e da África do Sul, e negociá-la com todos os Estados-membros da OMC. As negociações não devem demorar meses. Elas devem ser transparentes e, sobretudo, abranger não apenas vacinas, mas todas as tecnologias médicas da COVID-19 necessárias para proteger a saúde e salvar vidas, incluindo ferramentas terapêuticas e diagnósticas.

Em segundo lugar, as empresas devem participar da mesa de discussão para garantir o compartilhamento de tecnologia e know-how.

Terceiro, recursos significativos devem ser direcionados para aumentar a capacidade de produção, incluindo investimentos em fábricas na África, Ásia e América Latina.

E, finalmente – pois o aumento da capacidade de produção global adicional terá um impacto que salva vidas, mas pode levar tempo – todos os países, incluindo os EUA, devem tomar medidas imediatas para compartilhar o excesso de oferta de vacinas e garantir a distribuição equitativa aos países que mais necessitam.

Com 400 mil novas infecções e quase 4.000 mortes relatadas ontem apenas na Índia, além de outros 2.811 óbitos no Brasil, não há tempo a perder.

Ajude os pacientes negligenciados

Até o momento, desenvolvemos nove tratamentos para doenças negligenciadas, salvando milhões de vidas. Temos o objetivo de disponibilizar 25 novos tratamentos em nossos primeiros 25 anos. Você pode nos ajudar!

Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.

DNDi Global

Entre em contato

DNDi pelo mundo

Apoie a DNDi

Faça uma doação!

Trabalhe conosco

Oportunidades

Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-Share Alike 3.0 Switzerland License.