Dia Mundial de Chagas 2021

Neste Dia Mundial de Chagas, a equipe DNDi Chagas gostaria de comemorar os variados esforços de diversos atores ao redor do mundo para enfrentar a doença e acabar com seu esquecimento. O reconhecimento do 1º Dia Mundial de Chagas foi uma das principais prioridades da Carta de Santa Cruz, lançada pelos participantes do Encontro da Plataforma de Pesquisa de Chagas na Bolívia em 2018, e sua conquista foi fruto da liderança e esforço incansável das associações de pacientes em conjunto com outros atores. Há muito mais a fazer, mas avanços estão sendo feitos em várias frentes. Embora a pandemia COVID-19 tenha nos trazido uma pausa, ela também nos ajudou a entender que um esforço colaborativo envolvendo todos os níveis da sociedade, de pesquisadores a profissionais de saúde e membros da comunidade pode alcançar um progresso significativo em face de um grande desafio de saúde pública. 

Alinhados com o tema escolhido para este Dia Mundial de Chagas, acreditamos que garantir o acesso equitativo à atenção integral para a doença de Chagas é essencial e exige um forte compromisso dos governos, sistemas de saúde e sociedade civil. Embora sejam necessários mais investimentos em pesquisa e desenvolvimento para a doença de Chagas, para melhorar os tratamentos e as ferramentas de diagnóstico, devemos também garantir que os frutos da inovação sejam acessíveis a todos os que deles precisam, incluindo os mais vulneráveis. 

Embora a pesquisa possa fornecer percepções sobre novas ferramentas, são os sistemas de saúde que fornecem essas ferramentas às pessoas que delas necessitam. Sensibilizar e fortalecer as capacidades dos sistemas de saúde são atividades essenciais para garantir o acesso equitativo. Não devemos esquecer que Chagas atinge pessoas de todos os grupos e classes sociais, mas também sabemos que acarreta um alto fardo para as pessoas que muitas vezes são as mais esquecidas, como os migrantes e as comunidades indígenas. Programas e estratégias especiais são necessários para alcançar os grupos que vivem nas margens sociais. Não podemos usar apenas uma abordagem. 

Por fim, este Dia Mundial de Chagas é uma oportunidade de lembrar as muitas pessoas que perdemos e de reconhecer os vazios que Chagas deixou nas comunidades, famílias e sociedades. Essa memória sustenta e orienta nosso compromisso de trabalhar incansavelmente para compreender e reduzir o fardo da doença. 

Em solidariedade, 

A equipe da DND