Previsão da cura parasitológica em crianças infectadas pelo Trypanosoma cruzi por meio de um novo ensaio sorológico multiplex (Multi-Cruzi)*

A doença de Chagas (DC) atinge mais de seis milhões de pessoas no mundo. Carlos Chagas descobriu que a doença é causada pelo parasita Trypanosoma cruzi há mais de 100 anos. Graças à introdução de testes sorológicos de triagem na década de 1940, foi possível demonstrar que as infecções pelo T. cruzi na América Latina eram comuns. Apesar destas descobertas importantes e das iniciativas multinacionais em curso, os pacientes ainda não têm acesso a tratamentos com medicamentos adequados. Além disso, o aconselhamento adequado dos pacientes após o tratamento ainda é uma dificuldade. Atualmente, o consenso a respeito da cura parasitológica é monitorar a conversão da sorologia de positiva para negativa. No entanto, pode levar anos ou até décadas para se determinar a soroconversão em adultos com os testes padrão, o que dificulta a avaliação da eficácia do tratamento dentro do cenário convencional de ensaios clínicos.

Uma das maiores prioridades é o desenvolvimento de um teste que possa avaliar a cura parasitológica em tempo hábil. Usando um novo imunoensaio multiplex Multi-Cruzi, a DNDi, a InfYnity Biomarkers (França) e o serviço de Parasitologia do Hospital de Niños Ricardo Gutierrez (Buenos Aires, Argentina) mostraram que o ensaio Multi-Cruzi ELISA oferece mais clareza sobre a cura parasitológica em crianças infectadas pelo T. cruzi (Lancet Infectious Diseases: https://doi.org/10.1016/S1473-3099(20)30729-5). Para este estudo foram examinados bebês e crianças infectados pelo T. cruzi. A vantagem do estudo da
sorologia nesta população é que as crianças se tornam soronegativas mais rápido do que os adultos. Assim, pudemos observar na sorologia a cinética do declínio dos anticorpos e o possível efeito do tratamento. Mostramos que o Multi-Cruzi ELISA, graças à sua natureza multiparamétrica (15 parâmetros diferentes), fornece informações sorológicas precisas (os dados a seguir mostram uma mudança discreta, porém mensurável, na assinatura sorológica, alterações que não são detectadas por imunoensaios convencionais). Combinado a um algoritmo matemático, o ensaio Multi-Cruzi é capaz de prever a cura parasitológica em crianças infectadas pelo T. cruzi bem mais cedo do que os ensaios

O teste utiliza o conceito de “assinaturas sorológicas” e pode vir a representar uma mudança paradigmática na previsão de desfechos sorológicos após o tratamento de indivíduos infectados pelo T. cruzi. Com base nesses resultados, nosso novo objetivo é fazer a transposição do modelo preditivo aplicando-o e refinando-o para adultos, abrindo caminho para esta estratégia original de monitoramento pós-tratamento da eliminação do parasita. Estamos procurando amostras clínicas bem caracterizadas de estudos retrospectivos de acompanhamento. Como parte do programa da DNDi de identificação/validação/pesquisa de biomarcadores, estamos em contato com a Plataforma Chagas e toda a comunidade clínica e diagnóstica ligada à doença de Chagas para acessar e testar amostras de pacientes usando o ensaio Multi-Cruzi e o algoritmo de interpretação que desenvolvemos. O ensaio Multi-Cruzi será usado no laboratório de J. Altcheh a partir do 2º trimestre de 2021. Se o ensaio confirmar uma economia significativa de tempo em comparação ao método de referência estabelecido, poderá ser incluído nos protocolos de ensaios clínicos de avaliação de medicamentos em andamento e futuros.

Estamos explorando em paralelo o uso do ensaio Multi-Cruzi em animais de laboratório infectados experimentalmente e analisando se a eliminação de parasitas avaliada por bioluminescência e PCR está associada a uma diminuição da assinatura sorológica. Se os resultados forem positivos, poderiam fazer a ponte entre ensaios pré-clínicos e clínicos de novos fármacos para a DC e melhorar o valor translacional do modelo experimental da doença.

 

*Maan Zrein, infYnity-biomarkers
Jaime Altcheh, Hospital de Niños Dr. R. Gutiérrez
Eric Chatelain, DNDi

Este artigo foi publicado originalmente no Informativo da Plataforma de Pesquisa Clínica em Doença de Chagas

Ajude os pacientes negligenciados

Até o momento, desenvolvemos nove tratamentos para doenças negligenciadas, salvando milhões de vidas. Temos o objetivo de disponibilizar 25 novos tratamentos em nossos primeiros 25 anos. Você pode nos ajudar!

Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.

DNDi Global

Entre em contato

DNDi pelo mundo

Apoie a DNDi

Faça uma doação!

Trabalhe conosco

Oportunidades

Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-Share Alike 3.0 Switzerland License.