World NTD Day

O próximo dia 30 de janeiro marca a segunda edição do World NTD Day, criado com o objetivo de unir parceiros em todos os setores, países e áreas de atuação para reivindicar maiores investimentos e ações contra as doenças tropicais negligenciadas (DTN), enfermidades que causam um sofrimento imensurável à populações vulneráveis de todo o mundo.

As DTN representam 20 doenças infecciosas, muitas delas parasitárias, que afetam mais de 1,7 bilhão de pessoas, especialmente nas comunidades mais remotas do planeta. São enfermidades que debilitam e desfiguram, comprometendo não só a saúde, mas também a permanência na escola, a entrada do mercado de trabalho e a vida em família ou em sociedade. Por atraírem pouquíssimos investimentos em pesquisa e inovação, muitas doenças tropicais negligenciadas dispõem de tratamentos antigos, caros, inseguros e com sérios efeitos colaterais.

O World NTD Day une a Corte do Príncipe Herdeiro de Abu Dhabi (Emirados Árabes), a Fundação Bill & Melinda Gates, the END Fund, Uniting to Combat NTDs, DNDi e outras 300 organizações públicas, privadas e da sociedade civil, além de especialistas em saúde global e tomadores de decisão, no intuito de mobilizar maior atenção, ação e investimentos ao controle e à eliminação das DTN enquanto problema de saúde pública.

O dia 30 de janeiro celebra o 9º aniversário da Declaração de Londres para as DTN, da qual participaram representantes de todo o mundo em prol de maiores investimentos às doenças tropicais negligenciadas. Neste ano, monumentos como o Cristo Redentor (Brasil), o Coliseu de Roma (Itália) e a Muralha da China serão iluminados para ratificar o compromisso dos países de estabelecer políticas de combate a essas enfermidades. Além disso, 2021 marca o lançamento do #NTDRoadmap2030 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com novas metas para as DTN na próxima década.

Para que o tema ganhe ainda mais relevância, convidamos você a demonstrar seu apoio ao World NTD Day, juntando-se a uma extensa lista de parceiros da qual fazem parte as atrizes Sharon Stone e Scarlett Johansson, o jogador de basquete Dikembe Mutombo e a comediante Eddie Izzard. Compartilhe em suas redes sociais, no dia 30 de janeiro, uma foto com a sigla NTD escrita em um dos dedos da mão, acompanhada das hashtags #EndTheNeglect e #BeatNTDs. A mensagem simboliza que, a cada cinco pessoas, uma delas é afetada por alguma doença tropical negligenciada em todo o mundo.

Em um momento que a comunidade global adquire maior consciência sobre a ameaça das enfermidades infecciosas, lutemos juntos para enfrentar a negligência e eliminar as DTN!

Ajude os pacientes negligenciados

Até o momento, desenvolvemos nove tratamentos para doenças negligenciadas, salvando milhões de vidas. Temos o objetivo de disponibilizar 25 novos tratamentos em nossos primeiros 25 anos. Você pode nos ajudar!

Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.

DNDi Global

Entre em contato

DNDi pelo mundo

Apoie a DNDi

Faça uma doação!

Trabalhe conosco

Oportunidades

Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-Share Alike 3.0 Switzerland License.