Quem nós somos

Uma organização de pesquisa sem fins lucrativos que desenvolve tratamentos para pacientes negligenciados.

Quem nós somos

Uma organização de pesquisa sem fins lucrativos que desenvolve tratamentos para pacientes negligenciados.

Nascida na linha de frente da atividade médica

Milhões de pessoas morrem todos os anos no mundo todo por falta de tratamentos adequados. No entanto, apenas uma fração da pesquisa e desenvolvimento farmacêutico mundial está voltada para as doenças que afetam comunidades pobres e vulneráveis.

Quando a organização médica humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) ganhou o Prêmio Nobel da Paz, em 1999, uma parte do valor do prêmio foi dedicado à solução deste desequilíbrio fatal e ao investimento de um novo modelo, alternativo e sem fins lucrativos de desenvolvimento de medicamentos para pacientes negligenciados.

Em 2003, Médicos Sem Fronteiras, Organização Mundial da Saúde (OMS) e cinco instituições de pesquisa internacionais criaram a Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi).

Disponibilizamos tratamentos acessíveis para populações negligenciados, que já salvaram milhões de vidas.

Salvar as vidas e melhorar a saúde das pessoas que vivem com doenças negligenciadas empregando um modelo alternativo para desenvolver medicamentos para essas doenças e garantindo um acesso equitativo ao tratamento.

Neste modelo sem fins lucrativos movido pelo setor público, diversos atores colaboram para gerar conscientização sobre a necessidade de pesquisar e desenvolver medicamentos para doenças negligenciadas que não se encontram no escopo da pesquisa e desenvolvimento (P&D) orientada pelo mercado. Além disso, eles fomentam a responsabilidade e liderança pública no atendimento a esses pacientes.

Disponibilizar novos tratamentos para pessoas que vivem com doenças negligenciadas. Atuando no interesse público, a DNDi preenche lacunas de P&D existentes em relação aos medicamentos essenciais para essas doenças, iniciando e coordenando projetos de P&D em parcerias com a comunidade internacional de pesquisa, o setor público, a indústria farmacêutica e outros colaboradores relevantes.

O foco principal da DNDi é disponibilizar medicamentos para as doenças mais negligenciadas, como a tripanossomíase humana africana (THA ou doença do sono), a leishmaniose visceral (calazar) e a doença de Chagas, além de considerar a participação em projetos de P&D que beneficiem outros pacientes negligenciados (malária, HIV pediátrico e infecções filariais, por exemplo) e no desenvolvimento de diagnósticos e/ou vacinas para necessidades existentes que outros não consigam ou não estejam dispostos a atender.

Para alcançar estes objetivos, a DNDi fomenta redes de P&D baseadas em colaborações globais. Aproveitando as capacidades de apoio existentes nos países onde as doenças são endêmicas, a DNDi contribui para o seu fortalecimento sustentável, incluindo pela transferência de know-how e tecnologia no campo da P&D de medicamentos para doenças negligenciadas.

A DNDi também adota uma abordagem de portfolio dinâmico para atender às necessidades emergentes importantes do ponto de vista da saúde pública e para manter seu compromisso de cumprir os objetivos do portfolio atual. Isso permite adotar novas áreas de doenças com vários modelos operacionais, enquanto conclui os objetivos nas doenças atuais.

Centrada nas pessoas

  • Valorizamos nossos colegas de trabalho e reconhecemos suas contribuições.• Nós nos preocupamos com o bem-estar dos pacientes negligenciados e das comunidades com as quais trabalhamos.• Fomentamos um ambiente de trabalho respeitoso, diverso e inclusivo.

Integridade

  • Somos confiáveis e éticos.
  • Somos justos, transparentes e honestos.
  • Perseguimos a excelência para praticar a melhor ciência.

Inovação

  • Incentivamos novas ideias.
  • Encontramos soluções por intermédio da colaboração e do pensamento criativo.
  • Buscamos a transformação sustentável.

Coragem

  • Assumimos riscos com inteligência.
  • Buscamos atingir nossos objetivos diante da adversidade.
  • Estamos dispostos a desafiar o status quo.

“Quando MSF recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1999, não existiam os medicamentos de que necessitava para realizar seu trabalho de salvar vidas. Assim, decidimos dedicar uma parte do valor recebido para lançar um modelo totalmente novo de P&D. Quatro anos depois, a DNDi nasceu.”

Dr Bernard Pécoul, ex-diretor geral da MSF França, ex-diretor executivo da DNDi

Em 2003, sete sócios fundadores da DNDi se uniram para responder à frustração de médicos e profissionais da saúde em todo o mundo, que lidavam com medicamentos ineficazes, inseguros, inacessíveis e caros, ou que simplesmente nunca tinham sido desenvolvidos.

Artigo 1º – nome

Nos temos do artigo 80 e seguintes do Código Civil Suíço e com base nestes estatutos, é criada uma fundação independente e sem fins lucrativos com o nome “Drugs for Neglected Diseases initiative (DNDi)” (“Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas [DNDi]” (a “DNDi”).

Artigo 2º – supervisão

A DNDi está sujeita à supervisão ordinária do Conselho Federal de Supervisão de Fundações (o “Conselho Suíço de Supervisão”).

Artigo 3º – sede registrada

3.1 A sede registrada da DNDi está localizada em Genebra, na Suíça.3.2 A transferência para outra localidade na Suíça depende de autorização do Conselho Suíço de Supervisão.

Entre em contato

Quer saber como colaborar com a DNDi, fazer comentários sobre o nosso trabalho ou fazer perguntas à nossa equipe?

Boletim informativo

Receba nossas últimas notícias, histórias, artigos científicos e oportunidades de emprego.

Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.

DNDi Global

Entre em contato

DNDi pelo mundo

Apoie a DNDi

Faça uma doação!

Trabalhe conosco

Oportunidades

Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-Share Alike 3.0 Switzerland License.