Leishmaniose cutânea

Leishmaniose cutânea

Atender aos milhões que ainda esperam por um tratamento acessível

Leishmaniose cutânea

Leishmaniose cutânea

Atender aos milhões que ainda esperam por um tratamento acessível

Estamos avançando na P&D de novos tratamentos que sejam seguros, eficazes e acessíveis para crianças e adultos, além de ajudarmos na formação e consolidação da capacidade de pesquisa na maioria dos países afetados.

A leishmaniose cutânea (LC) é transmitida pela picada de mosquitos-palha que trazem consigo o parasita Leishmania. Pessoas afetadas pela pobreza, desnutrição, deslocamento e condições de moradia precárias são as que apresentam o maior risco de infecção. As lesões na pele ocasionadas pela doença aparecem no rosto e em outras áreas expostas, deixando cicatrizes desfigurantes para o resto da vida e causando um sério estigma social, principalmente em mulheres e crianças.

Entretanto, a doença não desperta interesse de governos, empresas farmacêuticas e agências de financiamento. Os tratamentos atuais são caros, demoram semanas e dependem de injeções dolorosas de medicamentos tóxicos chamados antimoniais. Apesar dos graves efeitos colaterais, eles são usados há mais de 60 anos.

Leishmaniose cutânea no mundo em números

1 milhão
1milhão

de pessoas infectadas todos os anos

90  países
90 países

são endêmicos

50 %
50%

A eficácia dos tratamentos atuais muitas vezes não passa de 50%

“Há muita falta de informação sobre a doença e as pessoas usam de tudo na esperança de se curarem, incluindo óleo automotivo queimado. As cicatrizes são horríveis e as pessoas sofrem com o estigma e a discriminação.”

Ana Marilus Reyes Morales, mãe de dois filhos infectados pela leishmaniose cutânea, Peru.

Nossas conquistas

Por meio de colaborações com a indústria farmacêutica, empresas de biotecnologia, instituições acadêmicas e outras parcerias para o desenvolvimento de produtos, identificamos vários compostos promissores que atualmente se encontram em diversas fases de desenvolvimento. Além disso,apoio a plataformas regionais para a pesquisa da doença está ajudando na criação e consolidação da capacidade de pesquisa clínica em países endêmicos.

O que estamos fazendo pelas pessoas que vivem com leishmaniose cutânea?

Nosso objetivo é disponibilizar tratamentos curtos, seguros, não invasivos, eficazes, acessíveis e fáceis de administrar para todas as formas da leishmaniose cutânea, incluindo terapias tópicas, orais e imunomoduladoras.

Doenças

Boletim informativo

Receba nossas últimas notícias, histórias, artigos científicos e oportunidades de emprego.

Organização internacional, sem fins lucrativos, que desenvolve tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para os pacientes mais negligenciados.

DNDi Global

Entre em contato

DNDi pelo mundo

Apoie a DNDi

Faça uma doação!

Trabalhe conosco

Oportunidades

Exceto para imagens, filmes e marcas registradas que estão sujeitos aos Termos de Uso da DNDi, o conteúdo deste site está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-Share Alike 3.0 Switzerland License.