A busca por tratamentos pioneiros a partir de novas moléculas

Os medicamentos disponíveis para as leishmanioses e a doença de Chagas são antigos e apresentam severas limitações. Muitos têm altos níveis de toxicidade, são difíceis de administrar, pouco eficazes ou inacessíveis. Desde sua fundação, a DNDi emprega múltiplas estratégias para desenvolver novos tratamentos e atender às necessidades das populações afetadas.

A organização, que atua a partir de redes colaborativas globais, está envolvida em todo o processo de pesquisa e desenvolvimento de medicamentos: desde as etapas iniciais de descoberta de novas moléculas e pesquisa pré-clínica até as fases avançadas de ensaios clínicos e estudos de implementação, assegurando o registro posterior e a eliminação das barreiras de acesso ao tratamento.

Na América Latina, conduzimos atividades de descoberta de novas moléculas (do inglês Drug Discovery) em parceria com instituições de pesquisa e a iniciativa privada, organizadas no âmbito de dois consórcios. Ambos são interconectados e seguem preceitos de inovação aberta. A DNDi espera, em breve, identificar um candidato a medicamento que prossiga em estudos mais avançados e chegue às mãos das pessoas afetadas pelas leishmanioses e pela doença de Chagas.

 

Programa de Otimização de Compostos Líderes da América Latina – LOLA

pesquisadora observando composto químico

 

Pioneiro na América Latina, o projeto LOLA (Lead Optimization Latin America, pela sigla em inglês) trabalha a otimização de compostos ativos a partir de uma estratégia fenotípica, com repetidos ciclos de química medicinal, no intuito de encontrar candidatos pré-clínicos para a doença de Chagas e as leishmanioses. A iniciativa foi lançada em 2013 e tem como importantes aliados a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Universidade de São Paulo (USP).

 

“O trabalho que estamos realizando em colaboração com a DNDi é de extrema relevância para a sociedade e visa desenvolver um medicamento que vá salvar vidas.”

Luis Carlos Dias, Laboratório de Química Orgânica Sintética – IQ/UNICAMP

 

“Recebemos compostos químicos da DNDi, que passam por inúmeros testes. Verificamos se eles são eficazes contra os parasitas e seguros para utilização em seres humanos.”

Adriano Andricopulo, Instituto de Física de São Carlos (IFSC) – Universidade de São Paulo (USP)

 

 

Validação de sondas químicas para alvos moleculares de Leishmania – SBDD Leish

Lançado em 2018, o segundo consórcio de pesquisa do qual participa a DNDi América Latina é o SBDD Leish (structure-based Drug Discovery for Leishmaniasis, pela sigla em inglês). A iniciativa, conduzida em parceria com a SGC-CQMED/UNICAMP(Structural Genomics Consortium – Centro de Química Medicinal/ Universidade de Campinas) e a Eurofarma, tem por objetivo a identificação e a validação de uma sonda química para alvos moleculares de Leishmania. Trata-se de uma estratégia inovadora, baseada na estrutura de um alvo do parasita, que se complementa à estratégia fenotípica normalmente utilizada na área (ajudando assim o design racional de inibidores e o planejamento de combinações de diferentes entidades químicas).

O grande diferencial destes consórcios é a conexão entre os parceiros regionais e a rede internacional e multidisciplinar da DNDi, contribuindo para o fortalecimento das capacidades de todos os membros das redes de pesquisa. Ao mesmo tempo em que estes consórcios estão baseados nos modelos de excelência dos grandes institutos de pesquisa globais, as parcerias estão voltadas para as necessidades das populações dos países endêmicos. Trata-se de um esforço conjunto pelo mesmo propósito: obter novos tratamentos seguros, eficazes e acessíveis para a doença de Chagas e leishmanioses.

 

“Os dois consórcios de pesquisa baseados na América Latina são complementares e estão interconectados não apenas entre si, mas com os demais projetos da DNDi ao redor do mundo. Através da aplicação de múltiplas estratégias e do fortalecimento das capacidades, esperamos em breve identificar candidatos a novos medicamentos.”

Jadel M. Kratz, Discovery Manager DNDi América Latina